O que é mais saudável, o leite sem lactose?

O leite sem lactose, vai ganhando cada vez mais importância e é que se promovem como uma boa alternativa ao leite com lactose, uma alternativa mais leve que ajuda a evitar as más digestões. Mas isso É realmente verdade? O que é mais saudável, o leite sem lactose que o leite tradicional? Vamos descobri-lo.

Leite sem lactose, É a melhor opção?

De acordo com a Associação de Intolerantes à Lactose e de Portugal,o leite sem lactose é a melhor opção para as pessoas que não toleram bem este componente do leite. Para as pessoas que sim dirigieren a lactose não é o leite mais indicado.

Há que ter em conta que o leite sem lactose não é a mais saudável, nem a mais leve para um organismo com lactase, ou melhor, para as pessoas que sim digerem a lactose. É mais, os especialistas da EFSA (Autoridade Europeia de Segurança Alimentar) declaram que uma pessoa que não consuma lactose, sendo tolerante, claro está, pode provocar uma deficiência de lactase no organismo que levará a uma intolerância progressiva. O não consumir lactose nos torna intolerantes à ela.

A tudo isto há que acrescentar que o leite sem lactose, não tem menos calorias ou tem menos açúcar, como se anuncia. Este tipo de leite é adicionado a enzima lactase, fazendo com que seja adequada para as pessoas que não digerem bem por si a lactose. Não se tira nenhum tipo de açúcar.

Em suma, podemos afirmar que não, que o leite sem lactose não é a mais saudável para todo o mundo, mas sim que é a melhor opção para as pessoas que sofrem de intolerância à lactose. Ajudá-los a ter umas melhores digestões e, como não, a ter uma saúde de ferro. Em contrapartida, se uma pessoa tolerante à lactose consome leite sem lactose, pode ter alguns problemas de saúde que inclui o não poder digerir a lactose com o passar do tempo.

Como posso saber se sou intolerante à lactose?

Uma avaliação médica é a que realmente se confirmar se és ou não és intolerante à lactose, mas, antes de proceder aos testes, é possível que você observe alguns sintomas que lhe darão algumas pistas. Quais são esses sintomas?

  • Inchaço abdominal
  • Diarreia
  • Irritação intestinal
  • Mal-estar geral
  • Flatulência

Se sentir algum destes sintomas, ao consumir leite ou queijo é possível que você tenha uma pequena intolerância à lactose que deve tratar de forma imediata. A opção mais recomendável, e a mais usada, é a de consumir leite sem lactose.

Mas, o Que é intolerância à lactose?

É possível que ainda não saiba com exatidão o que é a intolerância à lactose. É verdade que todos nós temos a mínima idéia do que é, mas, você sabe cientificamente? A intolerância à lactose não é mais do que a incapacidade de digerir de forma natural a lactose.

A lactose, por outro lado, é o açúcar natural que leva o leite. A intolerância ocorre porque o organismo não produz de forma natural a enzima conhecida como lactase, daí que muitas pessoas que sofrem de intolerância à lactose, que tenham optado por consumir diretamente os comprimidos que têm lactase.

A intolerância à lactose pode ocorrer ou por causas genéticas (que o organismo nasça sem a enzima que mencionamos) ou que tenhamos um déficit de lactase depois de um tratamento médico ou de uma doença aguda. Tenha em conta que quanto mais lactase consumas, mais você terá no organismo, o que significa que será muito difícil que desenvolva uma intolerância à lactose.

Seja como for, se não for intolerante à lactose, continua consumindo o leite de forma habitual. É a decisão mais saudável e bem sucedida que você pode tomar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *